segunda-feira, 18 de maio de 2009

PROSAUDESC

Olá!

O meu nome é Andreia Carvalho e o meu estágio está a decorrer na PROSAUDESC - Associação de Promotores de Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sócio-Comunitário, em Portugal.
Esta é uma associação de moradores da antiga Quinta do Mocho, actual Urbanização Terraços da Ponte - Sacavém. A base do trabalho é dar apoio à população imigrante, uma vez que este bairro tem exclusivamente população africana (cabo-verdianos, angolanos, são-tomenses, guineenses, etc..).

Como a minha formação é Serviço Social estou a fazer atendimentos sociais e encaminhamentos. Mas também dou apoio à Unidade Móvel de Saúde (actualmente com um programa de rastreio de diabetes) nas deslocações aos bairros sociais desta zona, acompanhamento de utentes ao hospital e também estarei a desenvolver trabalho para angariação de fundos e captação de parceiros para a Associação. E na organização em geral. Por isso já sabem, se as vossas organizações tiverem parcerias ao nível da imigração e da saúde, let me know!

Este projecto chama-se "Dar a Mão" e o nosso mail é o
daramao.projecto@gmail.com. O site da associação é www.prosaudesc.pt

A minha orientadora de estágio e o presidente da associação são são-tomenses pelo que o meu ritmo, por enquanto, ainda é leve-leve... :)


Quem quiser visitar, é só avisar! Já tive uma visita e estou à vontade para ter mais.



Baci**

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pequeno relato

Olá a todos,
Só para dar um pouco mais de vida e isto, vou escrever-vos sobre aquilo que tenho feito no último mês, desde que iniciei o estágio.
Estou a estagiar numa ONGD, por enquanto ainda em Lisboa, mas com partida prevista para Moçambique (Xai-Xai) dia 15 de Junho. A data está apenas pendente da chegada a moç de um contentor que foi enviado aqui de Lisboa, com material para a sede da ONGD, a criar no Xai-Xai, e para algumas bibliotecas e centros comunitários da província de Gaza.
Aqui em Lisboa tenho sido pau para toda a obra. Comecei por colaborar na elaboração de um projecto para pedido de financiamento ao IPAD e agora tenho andado a tentar dar alguma ordem a nível de contabilidade e execução financeira de projectos. Isto soa importante, mas na verdade trata-se de copiar e colar umas células de Excel e fazer fotocópias de facturas. Não obstante esta aparente simplicidade, posso dizer-vos que tenho tido muitas dores de cabeça para perceber o trabalho que foi começado por outras pessoas. Na verdade esta ongd é muito pequena, com muito poucos recursos e a maior parte do staff é constituída por estagiários ou voluntários.
Em moç ainda vai ser mais difícil para mim, uma vez que vou ser o único representante da ongd no país. Vou ter a companhia da presidente durante algumas semanas no princípio, e de alguns voluntários que ficam lá um par de meses comigo, mas a partir de Setembro, estarei por conta própria. Bom, já contarei mais pormenores.